molho de tomate caseiro

Meu novo hábito de saúde » lendo rótulos nutricionais

Posso dizer que nunca fui uma pessoa de comer muitas besteiras. Mas, de uns bons anos pra cá, eu tenho mudado a forma como me alimento por motivos de: saúde e regime kkkk

Saúde, porque tenho um problema de gastrite e esofagite bem chatinhos. Isso me levou a prestar mais atenção no que eu como. Já a dieta, é só fachada (risos nervosos). Eu nunca segui uma dieta daquelas suuuper regradas, mas desde que comecei a frequentar a academia, tenho me importado um pouco mais com o que eu consumo. Por exemplo, molho de tomate enlatado, é uma coisa que não entra mais em casa já faz um tempo. O médico me disse uma vez que esses processados eram o que mais me faziam sentir as dores da gastrite. Então, eu comecei a fazer o meu próprio molho. E olha, é bem mais fácil do que parece viu? E o sabor! Nem se compara. É muito mais gostoso quando fazemos em casa.

Bom, eu não sou expert no assunto e nem sou nutricionista. Então vou compartilhar com vocês, o que eu tenho feito que tem me ajudado.

Ingredientes

Essa é a primeira coisa que eu olho na embalagem. Segundo a Anvisa, os ingredientes de alimentos aparecem em ordem decrescente de quantidade. Então, quando pego um produto em que o primeiro ítem é o açúcar, já devolvo pra gôndola rs…

Como ler rótulos

Tabela nutricional

Aqui, eu sempre olho o sódio. Esse a gente sabe que é meio vilão, então se a quantidade for grande eu já desconfio. Esse tal de %VD é uma coisa que sempre me confundiu. Mas, uma boa dica é dar preferência para produtos que tenham um valor alto %VD para as fibras alimentares e baixo para gorduras saturadas, gorduras trans e sódio.

Integrais

Alguns produtos integrais contém farinha branca, que é mais refinada e portanto tem menos fibras. Então, o ideal é olhar a quantidade de fibras. Quanto maior, mais natural é o produto. Também, lá na parte de ingredientes, os primeiros ítens devem conter farinha integral (trigo, centeio ou outra).

Basicamente, esses são os ítens que eu costumo olhar e comparar. Pra mim, são os mais importantes. Até porque, se for parar pra olhar todos os ingredientes, vou ficar umas 3 horas no mercado rs.

Vocês também tem esse hábito por aí? Me conta como fazem :)

Espero que tenham gostado do post.

Bjooosss

Imagem

Comentários Facebook

Posts relacionados

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *